Aula 08/09/2010

Tema da Aula: Sistema Articular

O que é isso?

É a conexão existente entre qualquer parte rígida do esqueleto quer sejam ossos quer sejam cartilagens, ou seja, são junturas.

OBS:
nem todas articulações tem movimento. São classificadas em 3 diferentes tipos:
  • Fibrosas
  • Cartilaginosas
  • Sinoviais
Fibrosas: terá entre os ossos tecido conjutivo fibroso, reduzindo a mobilidade. Cartilaginosas: cartilagem (¬¬)
Sinoviais
: é um líquido que está presente em todas, cujo líquido se chama 'líquido sinovial'

Tipos de articulações fibrosas:
  • Suturas
  • Sinduras
  • Gonfose (terminologia classificada como 'sindura'
Suturas As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.

Tipos de suturas:

Sutura plana
O ligamento tera uma linha reta, sem curvatura Ex. de sutura plana: sutura inter nasal, sutura palatina mediana, etc.

Sutura serratil
O ligamento terá uma linha com pequenas curvas, lembrando uma lâmina de um serrote.

Ex. de sutura serratil: sutura sagital, sutura coronal, etc.

Sutura escamosa Terá elevações uma sobre a outra, assemelhando-se com escamas de peixe (¬¬) Ex. de sutura escamosa: entre temporal e parietal
Sindesmose e membrana interóssea


O que é isso?

São membranas que ligam ossos um ao outro, para não permitir deslocamento.
A sindesmose permite movimento, por terem fibras mais longas. Gonfoses

O que é isso?
Também chamada de articulação em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada restrita à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas. O colágeno do periodonto une o cemento dentário com o osso alveolar. Cartilaginosas (não estou repetindo, agora virá os tipos de cartilaginosas)

Tipos:
  • Elástica
  • Hialina
  • Fibrosa
Elastica: não está rpesente em articulações
Hialina: estrutural articular ou de crescimento
Fibrosa:
estrutural e resistente Sincondroses

Sincondroses

O que é isso?
Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo ( isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio nas crianças). Esse tipo de articulação sao achadas entre a epifise e a diafise dos ossos longos , entre o occipital e o esfenoide. As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais tambem são sincondroses, porem permanentes. OBS: são articulações temporarias, somem depois que os ossos se fundem. Ex. de sincondrose: disco epífisial Sinfises

O que é isso?

As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertos por uma camada de cartilagem hialina. Entre os ossos da articulação há um disco fibrocartilaginoso é característica distintiva da sínfise. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. A articulação entre os ossos púbicos e a articulação entre os corpos vertebrais são exemplos de sínfises. Durante o desenvolvimento as duas metades da mandíbula estão unidas por uma sínfise mediana, mas essa articulação torna-se completamente ossificada na idade adulta.

OBS: ao contrário da sincondrose as sinfises são fibrosas (não ossificam).

As sínfises do corpo humano: - manúbrio-esternal; - intervertebrais; aquelas entre os corpos vertebrais onde encontramos os discos intervertebrais - sacrais; - púbica; talvez a mais conhecida e comentada - do mento; união das duas mandíbulas.

Fonte de Pesquisa: http://www.anatomiaparaenfermagem.hpg.ig.com.br/saude/10/index_int_3.html
http://www.icb.ufmg.br/mor/anatoenf/sistema_articular.htm
http://www.portalsaudebrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1829:articulacoes&catid=43:anato-fisiologia&Itemid=91

Caderno

CABOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

só pr descontrarir, I Love This Song *-*
Clica no play animal



0 comentários:

Postar um comentário

Quaisquer insulto, ofensas verbais ou alguma outra forma que possam vir a ofender ou degredir a imagem dos demais leitores ou dos membros do Blog, terá o comentário removido por imediato e sem aviso prévio.
Vale ressaltar que o Blog é destinado para estudos e totalmente elaborado por estudantes de curso de ciências de saúde com auxílio (base) de profissionais, portanto, pode ocorrer de haver erros ao decorrer das postagens. Caso identifique-os, favor, informar o erro para que possamos corrigi-los.